Que os aparelhos Nokia têm uma ótima reputação quando se fala de duração de bateria, todos já sabem. Mas, mesmo com todo o avanço nessa área, é fato que os celulares carregam cada vez mais funções. Quer rodar GPS, internet, chat, jogos e tocador de música ao mesmo tempo? Tudo isso, claro, tem um custo: a bateria! Saber gerenciar o tempo dela é importante, assim como sempre ter um carregador à mão.
Mas o negócio vai além disso. Existem algumas formas de prolongar o tempo de duração da bateria. Os aparelhos Nokia, já há alguns anos, fazem algo que eu acho muito bacana: eles dão um alerta de quando a bateria está 100% carregada. O aparelho lembra o usuário de desplugar o telefone da tomada quando a carga está realmente cheia. Isso evita que você mande mais energia para o telefone, que não será usada, além de contribuir com o meio ambiente, gastando menos energia. Mas calma, esse foi só um primeiro exemplo. Separamos algumas dicas extras para você aproveitar ao máximo essa carga pesada (essa foi péssima, né?). São elas:
1.Economia de energia
Vamos começar com a mais óbvia. Dependendo do modelo, seu aparelho deve ter o modo de economia de energia, o que é ótimo para aqueles momentos em que a carga está próxima do fim. No Nokia N8, por exemplo, esse modo é acionado no mesmo botão que liga e desliga o telefone. Esse efeito faz entre outras coisas com que os email não sejam atualizados automaticamente e o brilho da tela seja menor.
2.3G/Bluetooth/Wi-Fi
Parece estranho, mas hoje em dia, a tecnologia 3G já é super comum na maioria dos smartphones. Mesmo assim, não é porque você tem esse recurso compatível em seu aparelho que significa que irá usá-lo a todo momento. Quando não estiver usando, desligue ou deixe no modo GPRS ou GSM. A conexão com a antena da operadora irá usar menos energia – e quem ganha é a sua bateria. A mesma coisa com Wi-Fi e Bluetooth. Não está usando? Pra que deixá-los ligados?
3.Redução de multi-tarefas
Fazer muitas atividades ao mesmo tempo é uma das principais características de um bom smartphone – e aí, sem falsa modéstia, a Nokia manda muito bem, há muito tempo (hehehe). Só que rodar tudo ao mesmo tempo agora compromete bastante a bateria, ainda mais se você for um usuário viciado em redes sociais como o Twitter. #ficadica: aperte e segure o botão do menu do seu smartphone Nokia para saber quais apps estão abertos. Muitas vezes, esquecemos de fechar aquele jogo no dia anterior, e ele estava aberto sem você nem saber. É importante você saber também que o famoso botão vermelho (de encerrar chamada) nem sempre fecha o aplicativo. Ou seja, se você apertar o “end” no meio do uso de um app, poderá estar deixando ele aberto, em segundo plano (e gastando bateria) sem imaginar. Ok, você tem preguiça de fazer tudo isso? Tem um app na loja de aplicativos da Nokia que fecha todos os apps abertos por você. E é de graça. Dá lá uma olhada: App Stop.
4. Redução de brilho
O brilho da tela do celular tem um grande impacto no uso da bateria. Tente desligá-lo para que a carga dure mais. É só ir na configuração do aparelho e diminuir o brilho.
5.Na temperatura certa
Baterias de Lithium Poly Ion (ou simplesmente Li-Poly) têm, garantida, uma capacidade de duração cerca de 40% maior que as anteriores do mesmo tamanho. Mas enquanto isso significa mais tempo para falar, você deve mantê-la na temperatura adequada (geralmente a ambiente) e longe de locais quentes que podem acabar com a bateria.
6.Controle de barulho
Se você configurou o toque de seu celular para tocar, então tente deixar o volume mais baixo, o mesmo vale para as mensagens. O mesmo vale para a vibração. Ela é sempre necessária? Tudo isso gasta bateria, lembre-se.
7.Viciado em email?
Desligar a atualização ou reduzir a frequência de chegada de email significa menos uso de dados e menos uso de bateria! Entendeu a mensagem??? Rs
8.De volta ao pretinho básico
É, se você deseja que seu smartphone viva por mais tempo, que tal desistir de temas coloridos e voltar a usar aquele fundo de tela preto? É que as telas de AMOLED usam menos bateria para iluminar o preto que o branco.
9.Más vibrações
Não, não vamos falar de energias negativas contra você, caro leitor. É que muitos usuários acabam tirando o toque musical do aparelho para não incomodar as pessoas em reunião ou até mesmo no dia a dia do trabalho e o substituem pela vibração que não é ruim, mas não é eficiente. Esse é um dos recursos que mais consome energia do aparelho, então se pergunte, vale a pena mesmo deixar no vibracall (“vibracall” é velho demais, né)?
10.Vida prolongada
Queremos, sim, que as pessoas tenham vida mais longa e por isso se discutem cada vez mais a importância de uma alimentação saudável e o hábito de prática de exercícios. Com a bateria dos aparelhos celulares não é diferente. Precisa de cuidados e que se coloque em prática todas as dicas que demos aqui. Mas como sabemos que muitos acabam esquecendo ou por preguiça não colocam em ação esses conselhos, há um aplicativo que pode ajudar. É o aplicativo gratuito Battery Life Extender que prolonga o stand-by do aparelho em até 30%. Isso é possível, pois ele ajusta automaticamente algumas configurações de seu aparelho.
Gostou dessas dicas? Devem ter muitas outras!! Se você souber de alguma outra, compartilhe aqui com a gente para que outros leitores vejam também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário