quinta-feira, 11 de agosto de 2011
futuro da telefinia movel
Imaginem que estamos em 2030. Durante os últimos 20 anos, seu aparelho celular (se é como ainda é chamado) substituiu sua carteira, chaves e computador, se tornando o pedaço mais importante de acessório para você.
Assustador ou animador? Rs Bem, a convergência já nos rodeia há muito tempo e tem evoluído, mas o que a indústria de mobilidade nos reserva para as próximas décadas? Vamos dar uma olhada.
1. Cloud (nuvem)
Muito se fala sobre computação em nuvem, mas tem gente ainda com receito de usá-la. Talvez pela falta de costume em confiar em algo que não é físico, não se pode ver onde realmente está. Para aqueles que ainda não são familiarizados, essa tecnologia oferece um local seguro para aplicativos e informações para serem acessadas de qualquer aparelho conectado à rede, seja telefone, laptop ou desktop. Isso significa que você pode acessar seus documentos importantes do trabalho, por exemplo, quando estiver fora do escritório e na frente de qualquer equipamento. Tem o lado bom e o ruim, né? Porque ficar disponível 24 horas também não é legal hehe, mas para uma emergência é ótimo.
2. Telas flexíveis
A habilidade de dobrar e curvar seu telefone é uma perspectiva muito animadora – imaginem chegar ao mercado os aparelhos como os conceitos Nokia Morph e o Nokia 888. Seria o máximo, concordam?
3. Projetores
Tem-se sugerido que a integração de projetores com celulares pode coincidir com a queda da tendência de laptops. Como isso funciona? Bem, com os aparelhos realizando funções de computador, a única coisa que falta em um smartphone é a tela grande. Então, que entre o projetor….
4. 4G & 5G
Mesmo com cerca de apenas metade dos smartphones no Brasil serem 3G, já estamos quase na era do telefones 4G oferecendo conexões mais rápidas e estáveis. Pode ser que estejamos viajando um pouco aqui, mas a previsão é ter o 5G lá em 2020.
5. NFC
A sigla significa Near field Communication, em outras palavras é uma tecnologia que começará a vir embarcada em alguns modelos da Nokia, como o Nokia C7, para facilitar transmissões sem fio entre equipamentos. Há várias aplicações bacanas do NFC nas redes sociais também. Imagine apenas bater em outro telefone para fazer um pagamento ou dividir um arquivo e até mesmo um cartão de negócios.
6. A morte da câmera digital
Por experiência própria, você caro leitor já deve esquecer da existência de sua câmera digital. Primeiro porque ela quase nunca está com você, diferente do seu telefone, amigo inseparável, o que facilita o registro de fotos em momentos inesperados. Além disso, os aparelhos estão com qualidade de foto cada vez melhores como é o caso do Nokia N8, até conhecido como câmera telefone que possui uma câmera de 12 megapixels, flash xenon etc etc etc. Então para quê você vai precisar de uma câmera fotográfica quando seu telefone já faz um ótimo trabalho?
7. Carregador sem fio
Não deve ser só nós que não vemos a hora de chegar o dia em que a tecnologia sem fio substitua o carregador com fio. Definitivamente, estamos na contagem regressiva. A tecnologia está ai, mas não está massificada ainda.
8. Sensações
Você toca um aparelho, você escuta uma chamada e você vê a tela, mas é cheiro e gosto? Pode parecer bizarro, mas a tecnologia móvel não acha isso. Pegue o Nokia Morph novamente como exemplo, que pode detectar alguns componentes químicos no ar e dizer se algo é seguro para consumo. Um avanço muito grande, não acham?
9. Localização, localização, localização
O Foursquare tem mostrado que é fácil ver onde as pessoas estão em qualquer momento (baseado em check-in) e o software como o Nokia Find & Connect também está progredindo no mercado.
10. Verde
Uma das tendências certas, o futuro dos aparelhos móveis verdes. Nokia é um bom exemplo de liderança no caminho das práticas sustentáveis com 100% das embalagens recicláveis e 26 dos 30 aparelhos verdes serem Nokia!
Então, essas são as top tendências. Concordam? Discordam? Adoraríamos ouvir sua opinião aqui!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário