A todo momento surgem novos modelos de celulares, mais modernos e com mais funcionalidades. E a vontade de consumir é grande! De acordo com estudos, um usuário médio compra um celular novo a cada dezoito meses e simplesmente descarta o antigo.
E o que fazer com tanto lixo eletrônico? Na tentativa de reduzir o impacto dos celulares sobre o meio ambiente, designers industriais criaram modelos feitos com materiais sustentáveis ou que não requerem energia elétrica para serem carregados. Confira alguns exemplos:
Imagine um celular que funciona a base de vinho. O modelo conhecido como “Cheers” tem o formato de uma garrafa e consegue gerar eletricidade por meio da bebida.
E se você achava que coca-cola só servia pare desentupir pia, oha esse modelo. A bateria do aparelho é capaz de produzir eletricidade a partir de carboidratos, comumente encontrados em refrigerantes. De acordo com o designer Daizi Zheng, após a recarga, a bateria dura três a quatro vezes mais do que uma bateria convencional.
O modelo “SoleCall” não tem tela, mas recebe e faz chamadas como um celular comum. Feito de borracha, o aparelho transforma luz solar em energia e tem até um gancho que permite ao usuário pendurá-lo em qualquer lugar.
Já pensou em carregar a bateria do seu celular usando apenas os dedos? Pois é isso que propõe o “Mobile Mecânica”. Ele gera energia através do movimento dos dedos, basta que você dê uma rodadinha no aparelho.
O modelo conhecido como “Nec Flask” funciona a base de um líquido que vai secando conforme o usuário realiza ligações. Depois de vazio, o cartucho pode ser facilmente recarregado com o mesmo líquido.
Essas são algumas ideias que a príncipio parecem absurdas, mas podem ser boas alternativas para a imensa quantidade de lixo que produzimos diariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário